quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Urtigão - 18.

Índios Kaingang chamavam PYRFÉ.
A urtiga é a planta medicinal mais usada no mundo. De todas as plantas medicinais que são citados, mais se repete nome - "urtiga".
Usada pelos índios nos casos por exemplo de dor da bexiga.
Muito importante e usada pelos índios. Dizem que pode curar até mesmo o câncer.
De urtigão faziam antigamente vestidos aproveitando a fibra que tem dentro da haste.

***

Fitoquímica

Além de proteína, contém ferro (Fe) e boro (B), Nitrato de potássio, acetilcolina, histamina, ácidos fórmico e gálico, caroteno, vitamina C, tanino, silício, potássio, cálcio, magnésio e enxofre.

Fitoterapia

Os frutos, pequenos e brancos, são comestíveis e muito apreciados pela avifauna. Também possui propriedades medicinais, sendo usada como diurética, emoliente antiinflamatória, depurativa, anti-reumática, antianêmica, antidiabética, hemostática, anti-hemorroidária, anti-sifilítica, galactogoga, anti-hidrópica, adstringente e revulsiva; é também recomendada para o tratamento de gota, afecções da pele, leucorréia, anúria, disúria, tinha, infecções micóticas da pele, úlceras, feridas, erisipela, amenorréia, hidrocefalia, afta, queda de cabelos, ciática, diarréia, edema, enurese, epistaxe, menopausa, picadas, psoríase e urticária. Na medicina da cultura dos índios guaranis, a infusão das raízes e folhas é utilizada nos casos de infecções urinárias e para aumentar o leite das lactantes. Os caules e ramos fornecem fibras têxteis de boa qualidade, podendo ser utilizadas em cordoaria. As folhas, após passadas na água quente para retirar a urticância, também são utilizadas como hortaliça em algumas regiões. A parte engrossada subterrânea do caule é muito utilizada em Cuba para fabricação de um refrigerante muito popular, devido a falta de refrigerantes tradicionais naquele mercado, esta parte grossa do caule pode servir também como fonte de água. Na América Central é comumente cultivada como cerca-viva, devido a seus acúleos e tricomas urticantes. No México, durante o império Inca, era cultivada para obtenção de papel a partir do caule. Há registros de que as sementes são tóxicas(PLANTAS MEDICINAIS, 2001), no entanto, foram provadas por mim e por vários outros autores, sem efeitos colaterais, sendo, aliás, muito saborosos.

Fitoeconomia

Os frutos, pequenos e brancos, são comestíveis e muito apreciados pela avifauna. Os caules fornecem excelente fibra, a qual é utilizada pelos índios Guarani da Argentina para a criação de instrumentos musicais de corda.

Injúria

É considerada planta daninha, pois a presença de pêlos urticantes na planta torna-a muito trabalhosa para ser erradicada.

Comentários

Na língua Guarani é chamada de pyno. Por ser pioneira, é considerada indicadora de áreas degradadas.

Um comentário:

  1. Certa vez observei as flores dessa urtiga soltando uma espécie de vapor esbranqiçado. O que seria?

    ResponderExcluir