quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tarumã - 19.

Índios Kaingang chamavam CHAN-CRIN-CRÊ
Flor e fruta e casca.
A folha de tarumã, junto com a raiz de vacum e a folha de pata-de-vaca são fervidas e depois deixa-se esfriar. Serve para aliviar as dores quando a pessoa urina.
E folha.

***

Fitoterapia

Na medicina popular é utilizada como depurativo do sangue, tônica e febrífuga, sendo também usada como anti-afrodisíaca, antiulética, contra ácido úrico, hipertensão, sífilis, doenças da pele, inflamações da bexiga e do útero, hemorróidas e dores reumáticas. Possui também ação comprovada como anti-hiperglicêmica em animais.

Fitoeconomia

Os frutos, quando colhidos e consumidos, possuem um sabor amargo, porém, quando recolhidos do chão, ou colhidos e deixados para amadurecer, possuem um sabor muito adocicado e de consistência macia. Podem também ser preparados em conserva, do mesmo modo que a azeitona, e é por isso é chamada azeitona-brava. Servem também de alimento para a fauna, como macacos, pássaros e outras espécies, podem também ser utilizados como isca para algumas espécies de peixes. É indicada para recomposição de mata nativa, principalmente em matas ciliares e outras áreas com grande umidade no solo, pois suporta encharcamento e inundação. As flores também são apícolas. É também ornamental, podendo ser utilizada tanto em paisagismo como em arborização urbana. A madeira, de cor branca, também é de ótima qualidade para utilização em palanques e madeira serrada.

Injúria

Comentários

As sementes são recalcitrantes, portanto, é necessária a quebra de dormência das mesmas, o que é feito submergindo as sementes em água fria por 48 horas, ou também por escarificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário