segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ipê-amarelo - 6.

Índios Kaingang chamavam PÃ-MRER.
Este árvore IPÊ é símbolo de Brasil.
Começa florescer no início de primavera.
Índios falavam que ipê-amarelo e ipê-roxo tem as mesmas propriedades medicinais. Só muda cor. Floresce muito bonito mas curto tempo.
Índios não conheciam escrita, por causa disto difícil exigir deles que tudo lembrassem. Tudo, isto é conhecimento das geraçãos passadas e de outros lugares.

Ver Ipê-roxo.


IPÊ AMARELO

Tabebuia chrysotrucha

Descrição : Da família das bignoniaceae. Árvore frondosa, de casca lisa ou rugosa. As folhas apresentam 5 folíolos digitiformes, de pecíolo longo, obovais e com pêlos estrelados curtos. As folhas têm o cálice piloso, na cor ruivo-ferruginoso e a corola amarela. Os fruto ssão cápsulas alongadas. O seu palntio é feito por sementes e o florescimento ocorre no smeses de agosto a outubro. Existem várias espécies de ipês amarelos, a Tabebuia caraiba, a Tabebuia vellozoi e a Tabebuia longiflora, sendo que cara'íba é mais encontrada nos cerrados . Poucas plantas podem competir em magnificência com o ipê florido.
Parte utilizada: casca, folhas.
Origem : América tropical, desde o México até a Argentina,s endo que é no Brasil que se encontra a sua maior distribuição.
Modo de conservar : As entrecascas devem ser secas ao sol e guardadas em sacos de pano, com posterior moagem para transformação em pó. As flores são utilizadas fescas ou secas à sombra e em local ventilado. .
Princípios ativos : Saponinsa; taninos; antibiótico natural; minerais; flavóides.
Contra-indicações/cuidados: gravidez, período de lactação.
Altas doses causam náuseas, vômitos, diarréia, efeito anticoagulativo do sangue; abortivo; não foi evidenciada toxicidez hepática ou renal.

Modo de usar:
Depurativo do sangue, pruridos e eczemas; reumatísmo; inchaço dos pés; antitumoral;analgésico : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de chá do pó e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia.
Depuativo do sangue, pruridos e eczemas; reumatismo; inchaço dos pés; antitumoral : coloque 2 colhres de entrecasdcas picadas em 1 xícara de chá de alcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 2 colher de café, diluido em um pouco de água 2 vezes ao dia.
Feridas de mau aspecto; pruridos; coceiras; eczemas; doenças da pele : coloque 1 colher de sopa de entrecascas picadas em 1 copo de água em fervura. deixe ferver por 5 minutos e coe. Faça aplicaçòes locais, com um chumaço de algodão.
Inflamações de gengiva e da garganta ; em um pilão , coloque 3 colheres de sopa de flores frescas picadas. Amasse bem e adicione 2 1 xícara de café de água fervente. Misture, coe e adicione 1 xícara de café de mel. Faça aplicações na gengiva, com um chumaço de algodão e pincele a mucosa da garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário