quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Guajuvira. - 12.

Índios Kaingang chamavam - UÍI
Sempre servia para fabricação de arcos, flechas e lanças. /para os Kaingang, outros usavam diferente material/
Na área da medicina para curar osteoporose. Pessoas que tem ossos fracos - precisam acrescentar um pouco de pó de cerne da guajuvira. Pode ser feito também chá e queima de cerne de guajuvira.
Importante no tratamento do coração. Tem o mesmo efeito a cinza de guajuvira e cinza de pau-do-brasil.

Nome Científico: Patagonula americana
  • Sinonímia: Cordia patagonula, Patagonula australis, Patagonula glabra
  • Nome Popular: Guajuvira, Guaiuvira, Guavujira-branca, Guajuvira-preta, Apé-branco, Goarapovira, Guaibi, Guaiabi, Guaibi-branco, Guaiabi-moroti, Guatuvira, Guaiaibira, Guajibira, Guajubira, Guarapuvira, Guaiuíra, Guaiabira
  • Família: Boraginaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América do Sul
  • Ciclo de Vida: Perene

A guajuvira é uma árvore ornamental, nativa dos estados do sul e do sudeste do Brasil e que vêm sendo utilizada na recuperação de áreas degradadas, como espécie pioneira. Ela apresenta altura de 10 a 25 metros, com cerca de 75 cm de diâmetro de tronco e copa piramidal. Suas folhas são elípticas, coriáceas (textura de couro), glabras (sem pêlos), verde-escuras, simples, curto-pecioladas e com margens serrilhadas. As inflorescências, do tipo panícula terminal, reúnem flores tubulares, brancas, muito perfumadas. A floração ocorre na primavera. Os frutos são cápsulas secas e subglobosas que surgem logo após a floração e são naturalmente distribuídos pelo vento.

A guajuvira é uma árvore elegante, decídua, de folhas pequenas e floração decorativa. No paisagismo, quando plantada isolada, sem o sombreamento da mata, ela desenvolve-se com múltiplos caules, desde o solo. Seu crescimento é lento, característica comum a árvores com madeira de boa qualidade. A madeira da guajuvira é escura, densa, pesada, dura, mas apresenta elasticidade e é fácil de trabalhar. É também muito durável, podendo ficar exposta a intempéries e até mesmo submersa ou enterrada. Ela é aproveitada em construções, em vigas, moirões e no fabrico de cabos de ferramentas.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, profundo, úmido, enriquecido com matéria orgânica e irrigada regularmente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Não tolera solos secos ou encharcados. Freqüentemente acometida por erva-de-passarinho. Multiplica-se por frutos(sementes), colhidos quando estiverem ficando amarronzados e semeados logo após a colheita. Germina em 15 a 20 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário