terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cuieira /porungo/ - 11

Durante milhares de anos serviam como vasilhas aos índios que utilizavam muito.
Aquelas cuieiras grandes onde cabiam até 30 litros de água.
Flor.
Serviam também para bruxarias. /?/

A Cabaça ou Porongo (Lagenaria vulgaris) é uma planta trepadeira, da família das Cucurbitaceaepresente no norte e nordeste do Brasil, e plantada em quase todo o território português. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, Cuia e taquera.

O fruto da cabaça é colhido mais cedo ou mais tarde segundo o tamanho da vasilha que se queira fazer. Depois de retirado o miolo, lava-se bem e deixa-se secar. A vasilha era usada para as mais variadas finalidades e estava presente na vida cotidiana dos indígenas e seu uso foi assimilado pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Era usada como recipiente para água e alimentos, também como vaso, entre outros usos, como para fazer um berimbau, por exemplo.

As regiões brasileiras que tiveram influência dos índios conhecem a cabaça como cuieira e o fruto como (Ku ' ya). Até hoje a cuia é usada no sul do Brasil pelos gaúchos no hábito de tomar Chimarrão, função para a qual a cuia é cuidadosamente escolhida por sua forma (a aparentar o seio de uma mulher), e depois é ricamente lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário