sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Guanxuma - 4.

Índios Kaingang chamavam NÉTUJ
Usavam para fortificar os cabelos e contra caspa. As folhas esmagadas e moídas deixar de molho por um dia. Todas as manhãs antes d sair o sol passar pelos cabelos e enxugar com os mesmos.
Serve também contra os problemas intestinais e dor de barriga.


Sida L. é um gênero botânico inserido na família das Malvaceae. Sida é um antigo nome grego, talvez próprio feminino, que Lineu usou, em 1735, para designar tal gênero. Compreende cerca de 200 espécies espalhadas pelo mundo, muito presentes em regiões temperadas e subtropicais dasAméricas, África, Ásia e Austrália. No Brasil são, popularmente, chamadas de guanxuma ouvassoura, apesar de que tais nomes populares também sejam empregados em outras espécies malváceas e, até mesmo, de outras famílias. Atualmente, há algumas espécies de Sida transferidas para outros gêneros, como Sidastrum e outros.

No Brasil há muitas Sida nativas, todas consideradas infestantes, devido à alta agressividade, e com pouco ou nenhum valor comercial, apesar de algumas serem utilizadas na fitoterapia popular ou substituirem a juta na confecção de cordas e sacos de aniagem, devido às fibras resistentes (contudo há baixo rendimento). Na década de 30, na Índia foi estimulada a produção de Sida rhombifolia L. para a obtenção de fibras.

Algumas são rústicas, outras preferem solos férteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário