sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Araticum - 14.

Índios Kaingand chamavam Ku-krei, outros grupos Co-cum.
Tem algumas espécies que não tem sementes. Aqueles que não tem sementes são mais adocicadas. As sementes que são muito duras, socadas e depois trituradas, servem como medicamento para combater vermes.

Nome Científico: Rollinia sylvatica (Annonaceae).


Características: Espécie arbórea de porte médio com altura de 6-8 m e com tronco de 30-40 cm de diâmetro. A copa de forma globosa contem folhas simples, ovaladas e elípticas, com 11 cm de comprimento. Suas flores são isoladas e de coloração amarela, de até 3 cm de comprimento e, os frutos, globosos, carnosos e com saliencias.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, em várias formações florestais.

Madeira: É própria para confecção de canoas e pequenas embarcações, obras internas, forros, carpintaria, escultura e confecção de objetos de uso doméstico. Além disso, é apripriada para a produção de lenha e carvão.

Aspectos Ecológicos: Planta de matas secundárias iniciais, desenvolvendose em clareiras pequenas ou mais raramente no sub-bosque. Floresce entre os meses de setembro e dezembro e a frutificação ocorre de janeiro a abril. É uma espécie importante na regeneração de áreas degradadas e atrai grande quantidade de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário