quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jabuticabeira - 13.

Índios Kaingang chamam - MÃ.
Ás frutas são excelente fonte de alimentação. A casca das frutas é ainda mais importante para fazer xarope. Cozinha se primeiro as cascas raspadas e após vai se acrescentando mel eté engrossar. Serve para limpeza do pulmão do peito, catarro, das crises da tosse.
Aplicava-se nas infecções do figado, pessoas que tem problemas de urinar, circulação do sangue.
A flor é muito importante para fazer gostoso chá. A casca da fruta servia também contra a disenteria.



A jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira da família dasmirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. 1854[1] ou Plinia trunciflora (O. Berg) Kausel 1956[2]. Segundo Lorenzi et al. [3], a segunda seria outra espécie, ajabuticaba-café.

Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida.

Outros nomes populares: fruita, jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu.

É planta perenifólia, higrófila e que exige sol moderado a pleno.

A árvore, de até 10 m de altura, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro.

As folhas, simples, tem até 7 cm de comprimento.

Jabuticabeira em floração.

Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.

Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.

É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil colônia, em pomares domésticos.

A dispersão dos frutos é feita pela fauna, incluindo aves. As sementes podem ser plantadas com a polpa, mas para armazená-las é necessário despolpá-las em água corrente e deixar secar à sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário