sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Inhame - 20.

Os índios utilizavam muito.
Até o assavam jogando aquela batata inteira na brasa e depois comiam a parte do meio.
Se colhido no horário em que o sol esquenta, ela provoca queimação muito desagradável.
Se tirado pela parte de manhã, lavado e cozinhado ele é excelente mistura para a carne.


Recomendado para erupções da pele. Acredita-se que este rizoma apresente a propriedade de "puxar" impurezas. Pode ser incluído na dieta de pacientes anêmicos, dada a sua relativa riqueza em ferro. As folhas de inhame-gigante (Alocasia macrorhiza) são empregadas na forma de cataplasma em picadas de insetos e cobras venenosas (esta espécie não é comestível).

O uso alimentar do inhame é também associado ao sistema imunológico, proporcionando ao indivíduo uma melhor defesa frente ao quadro clínico da dengue. Faller(2007), afirma que, as propriedades do inhame, que poderiam ter relações diretas com o quadro da dengue seriam relacionadas com o teor de vitaminas do complexo B, visto que, um indivíduo que tenha uma boa ingestão dessas vitaminas exala um odor que o mosquito sente e tende a não picar essa pessoa. Mas, segundo Faller, o inhame não tem uma concentração tão elevada que justifique isso”. O que justificaria a recomendação de complexo B de forma preventiva provavelmente associada ao consumo de inhame.

Nos tratamentos fitoterápicos populares, usa-se o inhame na prevenção de doenças como dengue, malária e febre amarela. Historiadores relatam histórias populares do período de colonização branca na África que, colonizadores dizimaram a plantação de inhame para o plantio da cana-de-açúcar e posteriormente houve uma epidemia de malária na região. O tratamento natural é comer inhame duas ou três vezes, por semana, para prevenção da dengue. Em situações de epidemia, comer um inhame por dia é mais que bastante – em sopa, purê, ensopadinho, pastinha com alho. Mesmo já estando com dengue, comer inhame para ajudar nas defesas orgânicas – ou tomar o elixir de inhame, o Elixir de Inhame Goulart é um dos medicamentos mais tradicionais do Brasil. Fabricado desde 1914 pelo Laboratório Goulart, é um fitoterápico à base de extrato de inhame (Colocasia Antiquorum) e japecanga (Smilax Papyracea - a salsaparrilha brasileira) que têm poder depurativo (purificador) do sangue. É indicado no tratamento de furúnculos, costuma acelerar muito a recuperação. Também é importante usar o inhame depois da dengue, para eliminar os resíduos do sangue que tornam mais dramática a recaída.

As formas de preparo recomendadas:

Cozido no vapor: ponha alguns inhames com casca e tudo na parte superior da cuscuzeira, ou numa peneira sobre uma panela com água fervendo, e tampe. Depois de meia hora espete com o garfo para ver se estão macios. Nessa altura a casca solta com muita facilidade, basta puxar que sai inteirinha. É aí que o inhame tem o sabor mais simples e gostoso.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tarumã - 19.

Índios Kaingang chamavam CHAN-CRIN-CRÊ
Flor e fruta e casca.
A folha de tarumã, junto com a raiz de vacum e a folha de pata-de-vaca são fervidas e depois deixa-se esfriar. Serve para aliviar as dores quando a pessoa urina.
E folha.

***

Fitoterapia

Na medicina popular é utilizada como depurativo do sangue, tônica e febrífuga, sendo também usada como anti-afrodisíaca, antiulética, contra ácido úrico, hipertensão, sífilis, doenças da pele, inflamações da bexiga e do útero, hemorróidas e dores reumáticas. Possui também ação comprovada como anti-hiperglicêmica em animais.

Fitoeconomia

Os frutos, quando colhidos e consumidos, possuem um sabor amargo, porém, quando recolhidos do chão, ou colhidos e deixados para amadurecer, possuem um sabor muito adocicado e de consistência macia. Podem também ser preparados em conserva, do mesmo modo que a azeitona, e é por isso é chamada azeitona-brava. Servem também de alimento para a fauna, como macacos, pássaros e outras espécies, podem também ser utilizados como isca para algumas espécies de peixes. É indicada para recomposição de mata nativa, principalmente em matas ciliares e outras áreas com grande umidade no solo, pois suporta encharcamento e inundação. As flores também são apícolas. É também ornamental, podendo ser utilizada tanto em paisagismo como em arborização urbana. A madeira, de cor branca, também é de ótima qualidade para utilização em palanques e madeira serrada.

Injúria

Comentários

As sementes são recalcitrantes, portanto, é necessária a quebra de dormência das mesmas, o que é feito submergindo as sementes em água fria por 48 horas, ou também por escarificação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Urtigão - 18.

Índios Kaingang chamavam PYRFÉ.
A urtiga é a planta medicinal mais usada no mundo. De todas as plantas medicinais que são citados, mais se repete nome - "urtiga".
Usada pelos índios nos casos por exemplo de dor da bexiga.
Muito importante e usada pelos índios. Dizem que pode curar até mesmo o câncer.
De urtigão faziam antigamente vestidos aproveitando a fibra que tem dentro da haste.

***

Fitoquímica

Além de proteína, contém ferro (Fe) e boro (B), Nitrato de potássio, acetilcolina, histamina, ácidos fórmico e gálico, caroteno, vitamina C, tanino, silício, potássio, cálcio, magnésio e enxofre.

Fitoterapia

Os frutos, pequenos e brancos, são comestíveis e muito apreciados pela avifauna. Também possui propriedades medicinais, sendo usada como diurética, emoliente antiinflamatória, depurativa, anti-reumática, antianêmica, antidiabética, hemostática, anti-hemorroidária, anti-sifilítica, galactogoga, anti-hidrópica, adstringente e revulsiva; é também recomendada para o tratamento de gota, afecções da pele, leucorréia, anúria, disúria, tinha, infecções micóticas da pele, úlceras, feridas, erisipela, amenorréia, hidrocefalia, afta, queda de cabelos, ciática, diarréia, edema, enurese, epistaxe, menopausa, picadas, psoríase e urticária. Na medicina da cultura dos índios guaranis, a infusão das raízes e folhas é utilizada nos casos de infecções urinárias e para aumentar o leite das lactantes. Os caules e ramos fornecem fibras têxteis de boa qualidade, podendo ser utilizadas em cordoaria. As folhas, após passadas na água quente para retirar a urticância, também são utilizadas como hortaliça em algumas regiões. A parte engrossada subterrânea do caule é muito utilizada em Cuba para fabricação de um refrigerante muito popular, devido a falta de refrigerantes tradicionais naquele mercado, esta parte grossa do caule pode servir também como fonte de água. Na América Central é comumente cultivada como cerca-viva, devido a seus acúleos e tricomas urticantes. No México, durante o império Inca, era cultivada para obtenção de papel a partir do caule. Há registros de que as sementes são tóxicas(PLANTAS MEDICINAIS, 2001), no entanto, foram provadas por mim e por vários outros autores, sem efeitos colaterais, sendo, aliás, muito saborosos.

Fitoeconomia

Os frutos, pequenos e brancos, são comestíveis e muito apreciados pela avifauna. Os caules fornecem excelente fibra, a qual é utilizada pelos índios Guarani da Argentina para a criação de instrumentos musicais de corda.

Injúria

É considerada planta daninha, pois a presença de pêlos urticantes na planta torna-a muito trabalhosa para ser erradicada.

Comentários

Na língua Guarani é chamada de pyno. Por ser pioneira, é considerada indicadora de áreas degradadas.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Anjiquinho - arbusto muito duro./todo ano quase floresce/

Anjiquinho /nome popular/ muito duro e bonito.
Floresce quase sempre.
Arbusto - ....
Descansando na sombra, no frente do escritório da paróquia entre lírios.
E debaixo de cereja do Japão que ainda não floresce.

Avenca - 17.


Índios Kaingang chamavam - PRI
Não tanto ela sozinha como misturas com outras ervas tinha grande importância. Por exemplo com canela sassafrás. Para as pessoas com problemas pulmonares podiam limpar os pulmões.
As crianças que tinham secreção nasal, como compressa inclusive. Socava-se bem avenca no pilão com a pedra e colocava sobre a testa, e o nariz.
Muitas vezes a compressa era acompanhada com barro e cinza. Especialmente nos casos de dores na bexiga.

Mais ou menos pilão dos índios.



Adiantum capillus-veneris L.
Família das Adiantáceas (Polipodiáceas)

Nomes Vulgares: Avenca-das-fontes, avenca-de-montpellier, cabelo-de-venus, capilária,
avenca-cabelo-de-venus, avenca-comum, capilária-de-montpellier.

Habitat e Distribuição
Feto herbáceo vivaz, nativo da Europa e América do Norte. Encontra-se vulgarmente nos sítios úmidos e sombrios de quase todo o continente e Ilhas Adjacentes.

Partes Utilizadas
Partes aéreas. (frondes)

Farmacologia e Atividade Biológica
Ação emoliente devido às mucilagens. Ação anti-inflamatória devido às proantocianidinas e flavonóides. Expectorante ligeiro.

Usos etnomédicos e médicos
Bronquite, tosse. Dismenorreia. Topicamente em inflamações orofaríngeas, eczemas, problemas do couro cabeludo; na falta de crescimento do cabelo e para favorecer a sua cor escura.

Principais indicações
Como béquico, mas bronquites e síndromes gripais.

Contra-Indicações
Não são conhecidos.

Efeitos secundários e toxidade
Não são conhecidos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aroeira - 16.

Índios Kaingang chamavam KEMBÉ alguns KOJÓNH-JEM

Os velhos faziam remédio para as crianças que tinham dor de dente. Eles cozinhavam aroeira e deixavam esfriar para as crianças bochecharem.
Os índios consideravam a aroeira como uma grande amiga da gente. Servia para tratamento do reumatismo. O remédio se fazia de seguinte forma: tiravam a casca de manhã quando não pegava ainda sol. Dois dedos de dois palmos em forma vertical. Graças a isto a árvore se recuperava ligeiro, menos que 15 dias e não vai carunchar. Beber em pequenos goles. Caldo que é cozido e depois se faz aplicação em álcool para passar depois.
A casca da aroeira os índios tiravam até nove cores que serviam para pinturas.
Aroeira de folha fina servia como calmante. Neste caso usava-se a casca. Calmante para pessoas que chegaram ao estado depressivo.
No caso de crise nervosa - usava-se folha comprida.
Usavam chá e em alguns casos folha mastigada e engolida com saliva.

***
  • Nome Científico: Schinus terebinthifolius
  • Sinonímia: Schinus mucronulata, Schinus weinmanniifolius, Schinus riedeliana, Schinus selloana, Schinus damaziana, Schinus raddiana
  • Nome Popular: Aroeira-mansa, aroeira-brasileira, aroeira-vermelha, cabuí, cambuí, fruto-de-sabiá, aguaraíba, aroeira-da-praia, aroeira-do-brejo, aroeira-pimenteira, bálsamo, corneíba, aroeira-do-paraná, aroeira do-sertão, pimenta-rosa
  • Família: Anacardiaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Argentina, Paraguai e Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene

A aroeira-mansa é uma árvore de pequeno a médio porte, capaz de alcançar de 5 a 9 metros de altura. Seu caule é um pouco tortuoso e a casca escura e fissurada. As folhas são imparipinadas, com 8 a 12 centímetros de comprimento e 7 a 13 folíolos verdes, elípticos a obovados, com nervuras claras. A aroeira-mansa é dióica, isto é, há árvores fêmeas e árvores machos. As flores são pequenas, branco-esverdeadas, dispostas em inflorescências axilares e terminais do tipo rácemo, e são muito atrativas para abelhas. Os frutos são pequenas drupas, esféricas, rosadas a avermelhadas, que servem como condimento e alimentam as aves silvestres. O florescimento ocorre na primavera e no outono e o pólen abundante pode provocar reações alérgicas e irritações em pessoas sensíveis.

A aroeira-mansa é uma árvore bastante interessante para arborização urbana. Seu porte médio e a frutificação ornamental, aliados à rusticidade da planta, fazem com que ela seja uma excelente escolha para o paisagismo, prestando-se como arvoreta e cerca-viva. Ela também é indicada para reflorestamento de áreas degradas, pois é uma árvore pioneira. A pimenta-rosa, o fruto da aroeira-mansa, é muito popular na França, onde é utilizada na ornamentação e tempero de preparações culinárias. Seu sabor é levemente picante e adocicado. Da aroeira ainda se pode ser extrair madeira, própria para moirões e lenha, e óleos essenciais, utilizados em fitoterapia.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado nos primeiros anos de implantação. As podas de formação estimulam uma copa mais densa, arredondada e bonita. Para a formação de cercas-vivas as podas devem ser efetuadas cedo para estimular o surgimento de múltiplos caules. A aroeira-mansa é considerada planta invasiva em muitos países onde é exótica, devido a facilidade de propagação. Multiplica-se facilmente por estacas e sementes.

Medicinal
  • Indicações: Afecções respiratórias, candidíase, micoses, tumores, afecções da pele, febres, artrite, erisipela, hipertensão, dor-de-dente, hemorragias.
  • Propriedades: Antibiótica, antifúngica, cicatrizante, balsâmica, depurativa, hipotensiva.
  • Partes usadas: Óleos essenciais e extratos de folhas e frutos, cascas e folhas secas em chás.

Arnica-do-mato - 15.

Índios Kaingang chamavam CAVEIA
Esta planta é muito importante para os índios. Misturar com algumas ervas. Muitas vezes a erva não tanto tem valor, como uma mistura junto com as outras. Misturada com tanchagem, arrancada com raiz, folha e flor e fazendo cozimento. Por exemplo dois pés de arnica com raiz com pés de tanchagem para combater infecções em geral, da garganta, rins, pulmões, do útero. Até câncer de próstata se consegue combater com esta mistura.

As índias usavam arnica-do-mato após parto. Três ramos de caveia /arnica-do-mato/ na água que serve para lavar de cintura para baixo. Antes se bebe um copo desta água.

Folha de arnica se queimava, fazia defumação. Simpatias. Pegava-se o pendão e soprava. Aonde iam plumas, lá se realizavam pensamentos, de lá chegava namorado, lá acontecia o que se esperava. Se todos os pendões saíam se cumpria tudo, se sobravam alguns, tudo se complicava.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Araticum - 14.

Índios Kaingand chamavam Ku-krei, outros grupos Co-cum.
Tem algumas espécies que não tem sementes. Aqueles que não tem sementes são mais adocicadas. As sementes que são muito duras, socadas e depois trituradas, servem como medicamento para combater vermes.

Nome Científico: Rollinia sylvatica (Annonaceae).


Características: Espécie arbórea de porte médio com altura de 6-8 m e com tronco de 30-40 cm de diâmetro. A copa de forma globosa contem folhas simples, ovaladas e elípticas, com 11 cm de comprimento. Suas flores são isoladas e de coloração amarela, de até 3 cm de comprimento e, os frutos, globosos, carnosos e com saliencias.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, em várias formações florestais.

Madeira: É própria para confecção de canoas e pequenas embarcações, obras internas, forros, carpintaria, escultura e confecção de objetos de uso doméstico. Além disso, é apripriada para a produção de lenha e carvão.

Aspectos Ecológicos: Planta de matas secundárias iniciais, desenvolvendose em clareiras pequenas ou mais raramente no sub-bosque. Floresce entre os meses de setembro e dezembro e a frutificação ocorre de janeiro a abril. É uma espécie importante na regeneração de áreas degradadas e atrai grande quantidade de animais.

Vizinho José Veiga.

Arbusto que se chama Primavera. Na casa do vizinho. Não é fácil pegar.
Bonito, floresce muito tempo.
Outros flores.
Orquídeas. No Brasil crescem e florescem no ar livre.
Pequenos preguinhos. Fora de tempo de florescer.
No fundo nossa igreja.
Este tipo de orquídea muito popular e é fácil ela plantar.
Outra maravilha vermelha.
José com esposa no fundo.
No fundo Centro Catequético e no primeiro plano outra planta úteis.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Primaveira 2011.

Animo, amanhã primeiro dia da primavera.



Apesar que no Brasil todo ano é verde, todo ano primavera - amanhã oficial.
Quando pensamos primavera pensamos flores.
Que tipo de flores seriam coisa caraterística de Campo do Tenente ?

Talvez...
Flor de Buriti - lugar.
Azaleia - bairo
Hortência - tinha antes no prefeitura e rua/tinha uma só/
Niezapominajki - Casa de Cultura, folclore.

E ... FLORES DE CAMPO.


ORIGEM DO NOME BURITI

Qual a origem do nome Buriti: INDÍGENA

SIGNIFICADO DE BURITI

Qual o significado do nome Buriti: ÁRVORE DA VIDA.

Buriti.

Azaleia

Uma mais bonita que a outra.
Diferentes cores.
E abundancia das cores.

Hortencia.
Não só em Gramado.
Mas espalhado pelo Brasil inteiro - e o mundo.


Não me esquecem ! - nome de flor.
Niezapominajki.
Que adotou grupo folclorístico de Campo do Tenente.
Pequeno, mas bonito - que difícil esquecer.

------------------------

FLORES DO CAMPO, pode ser e de Campo do Tenente PR.