sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Árvores do Brasil. Marmixa, Abiu do mato/2

Marmixa, - Pradosia lactescens

Nome cientifico: Pradosia lactescens
Família: Sapotaceae
Nomes populares: Marmixa, Abiu do mato, Abiu de macaco, Buranhem
Onde é encontrada: Encontrada com muita dificuldade na a região, existem relatos de que antigamente era mais frequente. Existe uma árvore no Ipanemão. Eu a vi também no Vale do Jequitinhonha. Trata-se de uma frutifera nativa da Mata Atlântica relativamente rara.
Características: Árvore de médio porte, 8 a 12 metros. Folhas simples, com 6 a 8 cm, ponta mais larga que a base. Flores diretamente do tronco, não consegui fotografar ainda. o tronco fica com residuos de flores como uma jabuticabeiro, com aspecto caracteristico. Fruto oblongo, amarelo, 4 a 5 cm diâmetro, parte externa dura e bastante espessa. Contem uma a duas sementes, envoltas em arilo fino comestível. Devido a presença de látex, recomenda-se provar o fruto algum tempo após colhido. Semente marrom com lista amarela, 3 cm. A terceira foto foi gentileza de Octavio Bonvini Lopes, que possui um belo exemplar em Teresópolis.
Utilidades: Comestível. Atrativa a fauna. Aproveitamento da madeira.
Época de floração e frutificação: Floresce em Outubro, frutifica em Janeiro.












11 comentários:

  1. Gostaria de saber onde encontrar muda de marmixa para comprar. Eu gostaria muito de plantar uma arvore destas no meu quintal.
    Obrigada
    Claudia Kimrey

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo!
    Vc poderia me indicar que tem sementes disponíveis? Eu não preciso de muitas. Umas 05 seriam o bastante, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim claro, me mande e-mail que te informo eduardo.doodoo@gmail.com

      Excluir
  3. Ola bom dia tenho interesse em comprar sementes. Meu email é cavacolu66@gmail.com
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano a árvore não deu muitos frutos. So em julho do ano que vem agora.

      Excluir
  4. Esse ano a árvore não deu muitos frutos. So em julho do ano que vem agora.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de obter mudas ou semente de marmixa !
    alguem pode me ajuadr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Laércio somente em julho ou agosto terei sementes. Me contacte nesse periodo ok. Um abraço.

      Excluir