sábado, 21 de maio de 2011

Água Santa.


Não é exatamente esta imagem. Falta ao redor vegetação. Neste lugar bebia gado e cavalos dos primeiros tropeiros. Ao lado foi construída primeira capela Santo Antonio.

Os índios Kaingangues /mais conheço eles/ se instalavam onde havia água e pinheiros. Dificilmente o índio fazia grandes viagens se ele não tivesse água. Os rios foram grandes indicadores das passagens indígenas, porque eles tinham peixe e ao mesmo tempo tinham a água. O índio não viajava, /andava/ com preocupação de quando ia chegar. Sabia o dia da saída, mas não sabia quando iria chegar. Muitos lugares preservaram nomes que em português seria "Água Santa". O que isto significa? Com certeza que sem água não tem vida. Algumas fontes de água pura, cristalina, natural tinham grande importância.
"Água Santa"seria fonte natural, que não borbulha e água do subsolo que saí devagar.
Não é exatamente esta imagem.
Esta água também corre demais.

Borbulhando seria contaminada e não teria o mesmo efeito.
Os índios nas suas caminhadas faziam ritual de beber.
Reuniam-se ao redor da fonte sentados em cócoras começando dos mais velhos até os mais novos. Gostavam de espelhar-se nesta água em silêncio. Começavam a beber os índios mais velhos usando folhas de plantas como vasilhas e mais novo sempre servia o mais velho, da direita para a esquerda. Primeiro os homens depois as mulheres que depois que davam de beber as crianças e em fim elas bebiam.
Esta planta. Cresce perto da água. Foto feito no inverno, no verão é mais viçosa.
Pegavam folha verde desta planta.
Enrolaram...
E servia como copo.


Esta água tinha força especial enfim quando era bebida antes que sol nascesse e os passarinhos começassem a cantar. Foi considerada como "Água Viva".
Passarinho da Mata Atlântica.
Passarinho da Mata Atlântica.

De grande importância para saúde tinham banhos que tomavam nas cachoeiras, nos rios diariamente.
Conheciam também a água mineral, por exemplo famosos "Lambedores de Iraí". Lugar onde cacique Nonoai descansava após correrias com seus guerreiros. Tem relatórios, que, para a posse destas fontes, travavam lutas os Kaingangs e Guaranis.
Só o fato que o índio levantando cedo, tomando banho na cachoeira ou no rio tendo contato direto com a terra, ar puro, alimentando-se com frutas, verduras sem veneno, agrotóxicos. Vivendo em pequenos grupos sem estresse das grandes metrópoles no meio da natureza mais rica do mundo foi privilegiado e tinha poucas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário